fbpx
Logo-trasnparente-branca-boa-prova

Como estudar para concurso do zero

Compartilhe essa página:

Como estudar para concurso do zero a partir de hoje!

 

Desde já menciono que existem vários meios de se estudar para concurso, o que você tem que ver meu caro leitor é qual se adequar melhor para você e para a rotina que você leva.

Estudar para concurso é um processo e dependendo de como você faz esse processo pode levar mais ou menos tempo, tudo vai depender de como você realiza e faz esse processo.

 

Vou citar 4 dicas de como você pode fazer esse processo que é estudar para concurso público ser mais rápido e mais prazeroso, e no final vai ter uma dica bônus para você, também vai ter uma lista com 20 erros que quem está começando a estudar para concurso geralmente comete, mas você que lê não vai cometer, não perca.

 

  • Motivação.
  • Plano de estudo.
  • Onde estudar.
  • Metas e objetivos.
  • Dica bônus.

Como estudar para concurso tendo motivação

 

Antecipadamente a motivação é muito importante para quem está estudando para concurso, por quê? Basicamente porque é ela que vai te segurar nos estudos quando as dificuldades e obstáculos aparecerem para você no processo dos seus estudos.

Há varias coisas que podem te motivar a estudar para concursos, por exemplo: estabilidade financeira, sair de um emprego em que você não está satisfeito, dar uma condição melhorar para a família, etc.

Você tem que ver o que te motiva a estudar e principalmente a continuar com a motivação, pois, esse é o maior desafio.

Ainda assim você tem que lembrar que a motivação não é extrínseca, ou seja, não é algo que vem de outras pessoas ou de outras coisas, mas sim de você mesmo, ou seja, intrínseca.

 

Como estudar para concurso construindo plano de estudo

 

Antecipadamente o plano de estudo ele vai te auxiliar na organização do seu estudo, é a organização que vai te levar a ter um bom rendimento nos estudos, e consequentemente a levar menos tempo nesse processo que é estudar para concurso.

Antes de tudo, você precisa definir para qual concurso irá estudar, quais são as matérias que tem maior peso no edital, quais são as matérias em que você tem mais dificuldade e quanto tempo você tem para se preparar até a prova. O ideal é dividir a preparação em duas fases.

A primeira delas é estudar apenas as matérias comuns aos concursos da área enquanto o edital ainda não foi publicado. Na segunda fase, é hora de estudar se baseando no conteúdo programático do concurso que almeja.

Por exemplo uma matéria que é comum a quase todos os concursos públicos é Direito Constitucional e Direito Administrativo, por isso é muito importante você aprender a como estudar direito constitucional do zero e também Direito Administrativo do zero, pois você irá aproveitar para vários concursos.

 

Como estudar para concurso tendo onde estudar

 

A princípio você pode tentar minimizar a importância de ter um bom local para estudar, porém, não faça isso, ter um local onde você consiga se concentrar e ter sua atenção, 100% focado no estudo que você está realizando, vai lhe ajudar nesse processo de como estudar para concurso.

Tem dúvida de como encontrar um local ideal de estudos? Quer montar o seu local de estudos? Esse artigo de como ter um canto de estudo ideal vai lhe ajudar nesse processo.

 

Como estudar para concurso alcançando metas e objetivos

 

De antemão já aviso que é essencial você estabelecer metas e objetivos para você conseguir otimizar e não demorar tanto tempo nesse processo que é estudar para concurso público.

Em outras palavras objetivo é o que você quer, por exemplo: você decide ser aprovado no concurso da Receita Federal, esse é o seu objetivo final ser aprovado nesse concurso.

Já as metas em resumo é o que você tem que fazer para alcançar esse objetivo final, por exemplo: eu vou assistir aula e fazer exercícios relacionado ao assunto visto na aula, e assim por diante.

Ao passo que você for cumprindo as suas metas com certeza você vai estar mais perto de alcançar o seu objetivo final, as metas você pode ter de curto, médio e longo prazo. Recomendamos sempre que você estabeleça metas de médio e longo prazo, pois, as chances de dar certo são maiores.

As metas devem ser realistas e específicas, pois, são elas que te levarão à conquista do seu objetivo. Não adianta escrever que precisa “assistir à 12 horas de videoaula de direito administrativo” e não estipular um prazo que corresponda com o seu tempo de estudo disponível. “Assistir à 12 horas de videoaula de direito administrativo até o dia 25 de fevereiro” é uma meta específica e que pode ser cumprida.

Você escolhe se irá assistir às 12 horas em um dia ou se distribuirá essas horas ao longo dos dias disponíveis para estudo. Além da meta principal, você também deve estabelecer metas diárias. “Assistir à 40 minutos da video aula de direito administrativo”. Para potencializar a motivação, você pode estabelecer pequenas recompensas como assistir a um episódio do seu seriado favorito, sair para comer fora ou dormir uma hora mais cedo.

Dica bônus

 

Em primeiro lugar queremos dizer que essa dica bônus é essencial para quem estuda para concurso público, que é fazer questões de provas anteriores. Já mencionei em artigos anteriores a importância de realizar questões de provas anteriores.

Mas esse é um erro que alguns que estão começando do zero a estudar para concurso público cometem, mas agora que você leu esse artigo já está prevenido de cometer esse erro.

Entretanto, você não deve fazer questões de qualquer jeito, mas fazer de um modo inteligente e eficiente, você ao realizar a questão tem que analisar o que você errou, o que acertou, o por que errou ou acertou, para que assim você consiga extrair 100% do seu aprendizado.

Os benefícios de realizar questões são imensos, além de fixar o conteúdo estudado, ele é uma ótima maneira de ver como a banca organizadora de concurso público cobra determinado assunto, se ela usa casos hipotéticos e assim por diante.

Nesse aspecto aqui nós do BOA PROVA podemos te ajudar, nós selecionamos as melhores questões e realizamos de modo que você consiga extrair 100% de aprendizado de determinada disciplina.

Veja essas duas disciplinas:

questão de direito administrativo

         apostila de direito constitucional

Com a apostila de resoluções de questões de direito Constitucional, você vai aprender a como estudar direito constitucional do zero, isso mesmo do absolutamente do zero! começa estudando do jeito certo a disciplina de Direito Constitucional para concursos públicos.

 

Abaixo você confere os 20 principais erros cometidos pelos concurseiros que você deverá evitar durante a sua preparação:

1. Observar apenas o número de vagas ou a remuneração;
2. Escolher o concurso pela estimativa de baixa concorrência;
3. Não avaliar se está apto para a carreira;
4. Não ler o edital adequadamente;
5. Desconhecer o perfil da banca examinadora;
6. Não destinar aos estudos – uma vez por semana – o tempo exato que terá para resolver as questões da prova;
7. Deixar de estudar na semana que antecede a prova ou privilegiar apenas algumas disciplinas;
8. Não esgotar o conteúdo programático contido no edital;
9. Não estudar em grupo;
10. Não resolver provas de concursos anteriores;
11. Pensar que o colega de turma é o principal concorrente;
12. Subestimar a experiência do professor;
13. Frequentar apenas cursos de exercícios sem ter estudado a teoria previamente;
14. Experimentar novas técnicas às vésperas da prova;
15. Começar a estudar para concurso apenas quando o edital é publicado;
16. Inscrever-se em concurso de nível médio apesar de já ter formação superior;
17. Usar, para os estudos, textos de leis extraídos de sites não oficiais;
18. Iniciar a preparação para o teste de aptidão física apenas depois de divulgado o resultado da prova objetiva;
19. Restringir-se a assistir às aulas do curso, sem reservar tempo para o estudo individual;
20. Abandonar todas as atividades físicas – em especial a aeróbica – enquanto se prepara para o concurso.

Conclusão

 

Como resultado que observamos até aqui, vimos que essas 4 dicas: motivação, ter um bom plano de estudos, ter um local onde estudar, colocar objetivos e metas e realizar questões de provas anteriores para fixar conteúdo e conhecer a banca organizadora, fazendo isso com certeza você vai otimizar bem esse processo que é estudar para concurso público.

 

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”Como estudar para o primeiro concurso?” answer-0=”1º-Escolhendo uma área específica dentro do serviço público que você goste, deseje e tenha vocação.

2º- Tendo um plano de estudo

3º- Resolvendo questões de prova” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”Como começar a estudar em casa para concurso?” answer-1=”1º-Tendo um lugar específico em sua casa onde você pode se concentrar.

2º- alcançando metas e objetivos

3º- Como estudar para concurso construindo plano de estudo” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”Quais as matérias básicas para estudar para concurso?” answer-2=”As matérias básicas para concursos são:

Língua Portuguesa.

Informática.

Direito Constitucional.

Direito Administrativo.

Raciocínio Lógico.

Atualidades.

Matemática Básica.” image-2=”” count=”3″ html=”true” css_class=””]

Compartilhe essa página:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca! Inscreva-se agora
e fique por dentro dos concursos públicos.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso, em breve você ganhará sua amostra grátis! desde já desejamos bons estudos e boa prova!