fbpx
Concurso FUNCEME

Concurso FUNCEME: está previsto e edital pode sair em 2023

O PLOA coloca o concurso da FUNCEME como previsão para 2023. Saiba mais aqui!

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME tem o seu concurso previsto para 2023. O que garante isso é o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 para o estado do Ceará, que foi divulgado em 06/12/2022.

Entretanto, o presidente da FUNCEME, Eduardo Martins, anunciou anteriormente que o novo edital para o ingresso na Fundação sairia no primeiro semestre de 2022. De fato, há uma informação importante, que são a quantidade de 7 vagas que serão abertas para Pesquisador.

Dessa forma, a ideia que podemos ter é que as vagas serão para nível superior. Em julho de 2021, uma lista divulgada estabeleceu os membros do grupo de trabalho para determinar as quantidades de vagas para o novo edital para o certame da Funceme. Portanto, temos uma previsão de 7 vagas para Pesquisador, de nível superior. 

Qual é a situação atual do concurso da Funceme?

Como tínhamos dito anteriormente, o concurso da FUNCEME era para ter acontecido em 2022. O próprio presidente da Fundação divulgou essa informação em uma transmissão ao vivo chamada Live, Funceme 49 anos – O LEGADO E O FUTURO DA CIÊNCIA CEARENSE. Contudo, o edital não foi lançado.

Grupo de Trabalho FUNCEME

Assim, o presidente Eduardo Martins afirmou haver algumas questões legais que impediam o lançamento para o início do próximo ano. Acrescentou que as vagas são poucas, mas que têm muita importância.

Além disso, o setor de comunicação do órgão esclarece que o novo concurso da FUNCEME vai procurar oferecer vagas remanescentes, uma vez que no seu último edital, em 2018, não foi feito cadastro de reserva.

Dessa forma,  é possível prever um concurso que oferece apenas 7 vagas restantes para Pesquisador. E também a criação do cadastro reserva referente a mais duas áreas.

Portanto, sabemos que a previsão será para o ano de 2023, uma vez que está publicado no PLOA de 2023. Não há plena certeza de que o certame realmente ocorrerá, mas a confirmação é somente de que está previsto.

Desde quando o concurso da FUNCEME está para acontecer?

Em meados de 2019, mais precisamente no dia 27 de junho, um extrato de contrato divulgou a banca organizadora para o novo concurso para pesquisador da FUNCEME.

Assim, de acordo com esse documento, a empresa selecionada para realizar o processo de inscrições e de provas é a Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE.

Entretanto, em 17 de dezembro de 2019, divulgou-se uma alteração referente à comissão. Desse modo, um integrante da comissão organizadora foi substituído por outro.

Em 2021, ocorreu uma renovação do contrato com a Funece, e, assim, a Funceme ganhou mais tempo até a publicação do edital. Os 300 dias de prorrogação terminaram no dia 14 de dezembro de 2021, segundo o que está publicado no DOE – CE, de 03 de março de 2021, e o concurso não foi realizado.

A expectativa era para ocorrer em 2022, mas até dezembro o edital não foi divulgado. A previsão, portanto, é para o ano de 2023.

Quando foi o último concurso da FUNCEME?

A FUNCEME realizou seu último concurso em 2018. Na ocasião, o certame ofereceu 40 vagas para os cargos de nível superior de Analista e Pesquisador. A banca organizadora foi a FUNECE – Fundação Universidade Estadual do Ceará.

A distribuição das vagas ficou 35 para Pesquisador, nas áreas de:

  • Recursos Ambientais (8 vagas);
  • Recursos Hídricos (8 vagas);
  • Meteorologia (13 vagas);
  • Informática (3 vagas); e
  • Monitoramento (3 vagas).

E as 5 vagas restantes foram destinadas para a carreira de Analista, nas áreas de:

  • Administração (3 vagas); e
  • Ciências Contábeis (2 vagas).

As remunerações começavam em R$3440,34, mas  com a possibilidade de chegar ao valor de R$7924,58 no topo da carreira. Além disso, os funcionários tinham gratificação de até cem por cento sobre o vencimento básico. Recebiam, também, gratificação tendo como base a titulação dos cargos.

Esta seleção ocorreu com duas etapas de avaliações: provas objetivas e discursivas e avaliação de títulos. A prova objetiva tinha 40 questões para o cargo de Pesquisador e 50 questões para o de Analista. As disciplinas cobradas foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática; e
  • Conhecimentos Específicos.

O que é a FUNCEME?

A Funceme é uma Fundação pública que teve sua criação no dia 18 de setembro de 1972. Ela é responsável por estudar os recursos hídricos e a meteorologia do Ceará. Os profissionais da instituição planejam, implementam e desenvolvem políticas públicas, além de realizarem muitos tipos de práticas que têm relação com o clima e com o meio ambiente.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique no link abaixo:

Concursos Abertos e Previstos

Receba as notícias mais importantes do mundo dos concurso públicos no seu celular gratuitamente!

Clique no link abaixo e faça parte gratuitamente:

Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura de Bertioga publica edital para 100 vagas na Guarda Civil Municipal. Confira!

Organizado pela banca IBAM, o concurso para ocupar as 100 vagas disponíveis para o cargo de...

Quer passar em concurso de Prefeitura? Veja agora!

O que estudar para concurso público de prefeitura: Veja agora! Compreensivelmente, muitas pessoas se sentem intimidadas...

TRT MG concursos: Saiba tudo sobre o concurso do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG)

Concurso TRT MG: Comissão formada, Edital a qualquer momento!   O Tribunal Regional do Trabalho de...

Concurso ANA

CONCURSO ANA SAIBA MAIS!   Em 31 de agosto de 2021, o governo federal divulgou o...