fbpx
Logo-trasnparente-branca-boa-prova

15 Concursos mais difíceis do Brasil

Compartilhe essa página:

Veja os 15 concursos concursos mais difíceis do Brasil de ser aprovado: Saiba agora!

 

É muito difícil medir a dificuldade de uma concurso público no Brasil, por isso usamos como base o índice entre o número de candidatos inscritos e o número de aprovados, além de observar a regularidade do certamente, os salários e a carreira, confira os 15 concursos mais difíceis do brasil.

 

Confira também quais são os Concursos Públicos menos Concorridos no Brasil!  e veja outras oportunidades.

concursos mais difíceis do brasil

Magistratura Federal

 

Esse concurso é conhecido pela sobra de vagas, consequência da dificuldade das provas, além das várias etapas do certamente.

Para ser um Juiz Federal, o candidato tem que passar por testes objetivos, prova de sentença, prova oral e prova de títulos. Na área federal, esse concurso é o mais difícil.

Porém, os interessados também são muitos, a começar pelo salário inicial, sendo de mais de 30 mil reais.

 

Procurador da República

 

O salário inicial é o mesmo do Juiz Federal e também por isso é considerado um dos cargos mais atraídos pelos candidatos com graduação em direito. O nível da prova é alto e possui as mesmas fases da prova para Juiz Federal.

A diferença é o reconhecimento ser um pouco mais plausível do que o de Juiz, no entanto, também sobram vagas como na Magistratura. Existem candidatos que miram o Concurso de Juiz e acabam por ser aprovados para o cargo de Procurador.

 

Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

 

A dificuldade da prova e o número de testes é o que torna esse concursos públicos mais difíceis no Brasil. A concorrência dos candidatos é muito grande porque a maioria deles são altamente qualificados, além disso, as vagas ofertadas costumam ser poucas, além de ter uma pequena falta de regularidade em certos certames. O salário atrai os candidatos: 28 mil reais.

Prático de Navios

 

É um concurso pouco conhecido no Brasil, porém os salários são muito altos. As provas têm um nível de dificuldade bastante alto, envolvendo provas orais e práticas, inclusive em língua estrangeira. 

Por ser um concurso público não tão constante, a dificuldade é ainda mais aumentada.

Normalmente, os candidatos que miram esse cargo já estão empregados em outros de nível alto, mesmo porque ele exige uma especificidade grande com matérias e pré-requisitos de cursos voltados à área naval.

O trabalho é dividido em plantão e cada um desses plantões rendem até 10 mil reais, já o salário inicial é de cerca de 100 mil reais, com certeza faz parte dos concursos mais difíceis do brasil.

 

Cartórios

 

É um concurso exclusivo para os formados em direito, com matérias bastante específicas. Quem estuda para essa categoria de concurso acaba por não aproveitar as demais matérias, o que faz com que os candidatos sejam altamente qualificados, inclusive, com já atuações como juízes, procuradores ou consultores legislativos.

O salário inicial é muito variável, conforme a função, mas alguns podem chegar a 200 mil reais, devido ao alto salário não tem como ficar de fora dos concursos mais difíceis do brasil.

 

Diplomata

 

No Poder Executivo Federal, o Diplomata é o cargo mais difícil de alcançar. O número de vagas é muito limitado com uma grande cobrança de conteúdos, com diversas fases, exigindo muita preparação dos candidatos.

Com as matérias restritas, os candidatos costumam focar muito nesse cargo, dificultando outras aprovações. Mas, para quem conseguir êxito, o salário é de 16 mil reais.

 

Analista de Processo Legislativo da Câmara e do Senado

 

O número de candidatos que disputam o concurso ser um dos mais altos e, como consequência, as notas também costumam ser altíssimas.

A maior dificuldade não é o conteúdo, mas sim na quantidade de matérias que precisam ser estudadas. Se pensarmos nas fases, também veremos que não é tão fácil assim. Existem candidatos que estudam por 5 anos apenas para esse cargo. Afinal, o salário de 22 mil reais é bastante atrativo, por isso está dentro dos concursos mais difíceis do brasil.

 

Auditor Federal de Controle Externo do TCU

 

O concurso é um dos mais disputados da área de controle e fiscalização. Tem muitos candidatos e a maioria de alto nível, já que ocupam cargos como CGU, Tesouro, MPOG, Bacen e outros.

O número de matérias também é alto, assim como o status do órgão, eleito como a Melhor Administração Pública para se trabalhar, em 2014, conforme a Revista Exame. O salário inicial é de 18 mil reais.

 Delegado e Perito de Polícia Federal

 

 

Esse concurso é restrito a bacharéis em direito ou em formações especificas. Porém, o que o torna difícil é a restrição em encontrar o perfil do candidato, já que a maioria sonha em ser policial e, com isso, fazem de tudo, por conhecimento e preparo, para conseguir a vaga, o que eleva bastante o nível.

Além disso, exigem-se provas físicas e o número de vagas não é tão abundante, o que dificulta ainda mais. O salário inicial é de 18 mil reais.

 

Carreiras da Advocacia-Geral da União e Defensor Público Federal

 

 

Apesar de não ter um salário tão alto, a dificuldade está na alta rotatividade desses concursos, que faz com que o número de vagas e concursos seja mais constante.

Assim, eles são específicos para os formados em direito e, normalmente, os candidatos também estão se preparando para outros cargos, como o da Magistratura ou Ministério Público Federal, que estão em níveis mais altos. O salário chega a 18 mil reais.

 

 Analista do Banco Central do Brasil

 

 

Normalmente, os candidatos para esse cargo possuem mestrado ou doutorado, o que já eleva o nível de dificuldade. A área em foco é a econômica, conhecida por ter um corpo técnico altamente qualificado.

As provas são consideradas difíceis e com matérias especificas, o que acaba por gerar um alto índice de eliminação dos candidatos, mesmo os bem preparados. O concurso é constante e tem vagas razoáveis. O salário inicial é de 16 mil reais.

 

 Auditor-Fiscal do Trabalho

 

Com salário de 17 mil reais, o cargo tem candidatos de alto nível, dos quais a maioria também estuda para a Receita Federal. As matérias são mais específicas e pequeno número de vaga eleva a dificuldade do certame.

 

 Carreiras do Ciclo de Gestão de Federal

 

Normalmente, tem salários de 16 mil reais e são carreiras de corpo técnico de alto nível, com candidatos com ótimos currículos pessoais e cursos de mestrado e doutorado em várias áreas. As matérias são complexas, porém o número de vagas e de concursos são razoáveis.

 

 Oficial e Abin

 

São para candidatos bem formados e com vocação para a área. As matérias cobradas são poucas e o número de vaga é razoável, porém, o nível dos candidatos é alto e a concorrência também. O salário é de 16 mil reais.

 

Auditor-Fiscal da Receita Federal

 

É a menina dos olhos dos concurseiros, ou seja, com muitos candidatos, é muito concorrido e fica entre os mais difíceis do país. As matérias são bem especificas na área de exatas e, por isso, atrai muitos engenheiros, contadores, administradores e economistas.

O nível dos candidatos é alto, assim como a concorrência e o salário inicial também aumenta o interesse, sendo de 17 mil reais.

Para obter a aprovação nos concursos públicos mais difíceis do Brasil, é necessário muito foco e dedicação. Confira sempre nossas dicas de estudo e materiais!

 

Veja também quais são os Concursos Públicos menos Concorridos no Brasil  para conhecer novas oportunidades! 

Compartilhe essa página:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não perca! Inscreva-se agora
e fique por dentro dos concursos públicos.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso, em breve você ganhará sua amostra grátis! desde já desejamos bons estudos e boa prova!