fbpx

Forma mais eficaz para estudar para concurso

Veja a forma mais eficaz para estudar para concurso 9 Dicas!

Se você decidiu que quer passar em um concurso público, a primeira ação a ser tomada é estudar! Como estudar para concurso público não é uma tarefa fácil, existem diversas técnicas que podem te preparar, focando em conseguir o melhor resultado de maneira mais eficaz, por isso preste bastante atenção na forma mais eficaz para estudar para concurso.

Aprenda as melhores técnicas de estudo para concursos públicos

Essas técnicas podem ser utilizadas por concurseiros iniciantes, porém, para iniciar é necessário saber exatamente o que estudar.

E quais são as formas mais eficazes para estudar para concurso?

 forma mais eficaz para estudar para concurso

1- Estude de maneira intercalada

Comece a intercalar disciplinas, por exemplo, após estudar uma matéria específica do concurso, intercale com exatas, dessa maneira o seu cérebro irá ativar ainda mais. Essa técnica é conhecida como “intercalado e distribuído”.

2- Grife os textos

Se você não abre mão de ter um material impresso para estudar e costuma reter conhecimento enquanto lê um texto, comece a grifar as partes que julgar serem importantes. Dê preferência para marcadores amarelos, pois essa cor auxilia na memorização.

Anotações curtas sobre partes relevantes, feitas com caneta ou lápis, também são valiosas.

3- Crie resumos

O resumo é uma forma de aprendizado muito eficaz. Ele permite que você selecione as partes mais significativas de um conteúdo.

A grande vantagem de estudar por resumos é que, diferente dos textos e apostilas que você encontra na internet, este foi escrito por você, com suas próprias palavras. Quem melhor para explicar um conteúdo para você, do que você mesmo?

4- Faça sempre perguntas

É importante ressaltar que você deve aprender sobre um conteúdo, jamais decorar. Tudo que é aprendido jamais será esquecido. Se você optar por decorar, na hora do nervosismo pode correr o risco de se esquecer.

Faça algumas perguntas quando se deparar com um conteúdo novo: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

Por exemplo: O que foi a lei? Quando a lei foi criada? E assim por diante.

Supere seus limites: Aprenda técnicas de estudo eficazes para concursos públicos!

Se você responder com clareza a essas perguntas sobre o assunto que estiver estudando, significa que passou a compreender e dominar o tema de maneira profunda.

5- Memorize

Essa é uma técnica que sozinha não surte muito efeito, porém, se aliada a um cronograma de estudos de qualidade, pode te levar a obter ótimos resultados. Alguns itens podem te auxiliar no processo de memorização, como post-its, cartazes, blocos de notas e cartões.

Todo o conteúdo que você transcrever nesses itens deve estar de maneira resumida, se possível, utilizando palavras-chave.

Mas, como dissemos anteriormente, é importante que você compreenda o conteúdo, a memorização é apenas uma etapa do seu processo de aprendizagem.

6- Faça gravações

Pode parecer estranho, mas é uma técnica que possui alto grau de eficiência.

Depois que você estudar um conteúdo e compreende-lo, grave uma aula com seu celular, como se você tivesse que explicar para outra pessoa sobre aquele assunto.  Desse modo você pode ouvir a gravação e verificar se conseguiu ou não transmitir seus conhecimentos a cerca do que foi estudado.

Se você transmitir seu conhecimento de maneira clara, podemos concluir que você aprendeu sobre aquilo.

7- Pratique

A técnica mais conhecida e utilizada entre os concursandos é a resolução de questões. Tente fazer, sempre que possível, provas, simulados e testes.

Não se esqueça de conferir com calma o gabarito das questões que resolveu e, na sequência, anote sua taxa de acertos. Assim você irá conseguir mensurar sua evolução.

8- Crie um mapa mental

Resumidamente os mapas mentais são um resumo da mente. Com eles você pode criar atalhos para relacionar conteúdos, assim se torna mais simples assimilar conteúdos.

Conheça os segredos dos aprovados em concursos públicos e mude de vida!

É preciso ter uma palavra-chave ou ideia central para criar o mapa mental. Por exemplo, se você estiver estudando Matemática pode colocar a palavra “equação” como ideia principal. A partir daí você começa a ramificar para primeiro grau e segundo grau e assim por diante.

Na internet você encontra diversos modelos de mapas mentais para se inspirar.

9- Revise o conteúdo

Após todo o aprendizado é de extrema importância revisar o que foi estudado. Revisando você consegue fixar ainda mais o conteúdo. É indispensável que o concursando realize revisões periodicamente. Revise tudo, suas marcações, post-its, mapas mentais e demais materiais.

Revisando você não corre o risco de esquecer uma informação

Agora que você conheceu as formas mais eficazes de estudar para concursos públicos, coloque em praticas as técnicas e arrase no dia da prova!

Fique por dentro do que acontece no mundo dos concursos públicos aqui no BOA PROVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Boa Prova Gostaria de receber notificações sobre concursos e aulas gratuitas?
Já sei tudo
SIM, COM CERTEZA