fbpx

Como começar a estudar para concurso sozinho

como estudar para concursos sozinho

Como começar a estudar para concurso sozinho sem curso preparatório?

Conquistar o almejado cargo público pode requerer muito foco e dedicação. Por serem concursos sempre muito concorridos, se torna necessária uma boa classificação, por isso surge a seguinte pergunta como começar a estudar para concurso sozinho sem curso preparatório? Veja no decorrer deste artigo.

Conquiste a tão desejada vaga no serviço público!

Vem crescendo o número de concursandos que optam estudar por conta própria, deixando como última opção um cursinho preparatório.

Dessa maneira, surge a necessidade de saber como estudar para concurso público sozinho de maneira eficiente, mantendo a motivação para alcançar o objetivo final, a tão sonhada aprovação.

Além de criar a própria rotina de estudos, é indispensável saber escolher bons métodos de aprendizado e materiais atualizados, tarefas que exigem muita pesquisa.

Outro ponto é a importância de se trabalhar de forma contínua sua inteligência emocional, focando na disciplina da rotina de estudos.

Mas afinal, como estudar para concurso público sozinho?

como estudar para concursos sozinho!

Separamos algumas dicas para te auxiliar nesta etapa, confira:

1- Leia atentamente o edital

Ler o edital é tarefa obrigatória. No edital geralmente os órgãos públicos disponibilizam aos candidatos quais serão as disciplinas a compor a prova e qual é o peso de cada uma na nota final. Conhecendo os assuntos das provas fica mais prático para montar um cronograma de estudos.

2- Crie um cronograma

Por mais que você tenha que conciliar os estudos com outras tarefas, como o trabalho e a família, dediquei diariamente pelo menos 4 horas aos seus estudos ou cerca de 40 minutos por disciplina.

Um bom cronograma pode te ajudar a organizar os afazeres do dia a dia, fazendo com que os estudos se encaixem no planejamento.

3- O mais fácil por último

Comece o cronograma de estudos dando prioridade as matérias que possui maior dificuldade. Desse modo você conseguirá diminuir a insegurança de reprovar por tal assunto específico. As matérias cujo grau de dificuldade seja considerado baixo, deixe por último.

4- Tenha um ambiente de estudos agradável

Opte por um ambiente tranquilo, sem muito barulho ou distrações. Pode ser um cômodo mais calmo da casa. Você irá precisar de uma cadeira e uma mesa, onde poderá colocar todos os materiais por perto, assim poderá começar de maneira mais organizada. Lembre-se, a organização é crucial para os estudos fluírem.

5- Use a internet

Comece a usar a internet a seu favor. Navegando na web você pode encontrar materiais de qualidade, que irão incrementar seus estudos, como videoaulas gratuitas, provas anteriores do certame que irá participar e, também, alguns fóruns de discussão.

6- Livros podem ser aliados

Boa parte das provas de concursos de nível superior apresentam questões de conhecimento específico, ligadas à área de formação do candidato. Dessa maneira, as fontes mais confiáveis para não errar nessas questões são os livros.

7- Exercícios e simulados

Após a parte teórica dos estudos, é fundamental que você foque na parte prática, com questões sobre os temas que acabou de estudar.

Imprima os exercícios de provas anteriores e resolva-os, lavando em consideração o tempo, simulando como se realmente estivesse fazendo a prova oficial.

Tente eliminar as dúvidas. Faça os exercícios e só avance para um novo ciclo de estudos se atingir 85% de acerto.

Faça exercícios da maneira correta, clique na imagem e veja como!

8- Descanse

Para garantir um bom aprendizado é preciso cuidar da saúde da mente e do corpo, por isso, tente dormir no mínimo oito horas por dia e priorize uma alimentação saudável.

Descansar e acalmar a mente auxiliam no controle da ansiedade, a vilã dos concursandos.

Agora que você já sabe como começar a estudar para concurso sozinho, coloque a mão na massa e comece os estudos hoje mesmo e conquiste a aprovação.

Fique por dentro do que acontece no mundo dos concursos públicos aqui no BOA PROVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Boa Prova Gostaria de receber notificações sobre concursos e aulas gratuitas?
Já sei tudo
SIM, COM CERTEZA