Concurso Ibama
O Governo finalmente autorizou um novo concurso público no IBAMA. Muito aguardado por concurseiros de todo o país, o órgão terá um novo edital em breve com 568 vagas para carreiras de nível médio e superior.
Os editais de concursos públicos do Ibama e ICMBio já estavam confirmados pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. O anúncio foi feito no fim de agosto, durante a 6ª reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal.
De acordo com Mourão, foram quase 740 vagas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“Agora mesmo, está sendo aberto um concurso para o Ibama e o ICMBio, que vai contratar mais 740 profissionais. Então isso já é uma medida clara do governo do presidente Bolsonaro no sentido de aumentar a força de trabalho e a capacidade operacional das agências”, disse Mourão.
IBAMA contava com pouco mais de 2 mil cargos vagos.
Para 2021, caso não seja realizada a convocação de novos aprovados em concurso público, o número pode passar dos 3 mil cargos vagos, conforme prevê o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna do Ibama (Raint), de 2019.
O estudo aponta que já em 2020, pela primeira vez, o quantitativo de cargos sem ocupação se tornará maior que o número de cargos ocupados.
De 2012 até 2019, foram aproximadamente 1.008 servidores técnicos administrativos que deixaram o Ibama, seja por aposentadorias, exonerações ou outras vacâncias.
Um novo concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é aguardado para 2021 ou 2022 com mais de duas mil vagas.
O órgão solicitou a realização de um novo certame com o intuito de preencher 366 vagas no cargo de Analista Administrativo, 1.005 vagas para Técnico Administrativo e 970 vagas de Analista Ambiental.
No mês de junho de 2020, o Ibama abriu processo seletivo com 843 vagas temporárias para Brigadistas. O último concurso público do órgão foi realizado em 2012 para Técnico Administrativo e Analista Ambiental.
Em 2012 Foram ofertadas, na época, 469 vagas, 108 para analista ambiental, 61 para analista administrativo e 300 para técnico administrativo.
Foram 18 estados contemplados com as vagas, além da capital federal. Veja os conteúdos que foram exigidos nas provas do último concurso:
Analista Administrativo
- Língua Portuguesa
- Informática
- Matemática
- Raciocínio Lógico
- Atualidades
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação do setor de meio ambiente,
- Administração Geral e Pública
- Administração Orçamentária
- Financeira e Orçamento Público
- Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Materiais.
Analista Ambiental
- Língua Portuguesa,
- Atualidades
- Ética no Serviço Público
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação do setor de meio ambiente
- Conhecimentos específicos (separados por temas)
Técnico Administrativo
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Atualidades
- Matemática
- Ética no Serviço Público
- Noções de Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Legislação do Setor de Meio Ambiente
- Noções de Administração, Gestão de Pessoas e Arquivologia
Concurso IBAMA
Cargos: Diversos
Vagas: 2.311 (solicitado)
Salários: entre R$ 3.712,72 e e R$ 7.760,45
Escolaridade: Nível médio e superior