fbpx

Concurso Prefeitura Telêmaco Borba: inscrições abertas!

Concurso Prefeitura Telêmaco Borba

Em 01/02/2022 saiu mais uma ótima oportunidade para concurseiros. A Prefeitura de Telêmaco Borba abriu as inscrições para o cargo de Guarda Municipal. Elas vão do dia 28/11/2022 até 05/01/2023, através do site http://www.fundacaofafipa.org.br/.

Aproveite seu potencial e seja aprovado em um concurso público!

As vagas são tanto para homens e mulheres. Anota aí as informações!

Informações Concurso Telêmaco Borba/PR

Os requisitos são os mesmos para ambos. Ensino médio completo, carteira nacional de habilitação na categoria AB e idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos.

O concurso vai contar com algumas etapas:

  1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  3. avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  4. exame de sanidade física, de caráter eliminatório;
  5. investigação social, de caráter eliminatório; e
  6. curso de formação de guarda municipal, de caráter eliminatório.

Os aprovados poderão desfrutar de uma remuneração de R$ 2.479,76, por uma carga horária de 40 horas semanais, mais o vale alimentação.

Vagas oferecidas e atribuições

São 30 vagas oferecidas, 15 para homens e 15 para mulheres. De cada uma, 12 serão ampla concorrência, uma para PcD e duas para afrodescendentes.

Guarda Municipal é uma excelente oportunidade para ingressar na carreira pública. As funções envolvem as mais diversas atribuições. Entre elas:

Inicie sua jornada rumo à aprovação no concurso público com nosso curso on-line
  • Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município.
  • Prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais.
  • Atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais.
  • Colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social. Colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas.

Os assuntos cobrados são variados. Todas as matérias têm caráter eliminatório e classificatório:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Informática
  • Conhecimentos Gerais
  • Conhecimentos Específicos

Lembrando que as provas serão todas aplicadas no município de Telêmaco Borba/PR. A localização só será alterada caso o número de inscritos exceda o limite. A Instituição Organizadora informará esta situação, caso ocorra.

Teste de aptidão física

Os aprovados e classificados na prova objetiva deverão fazer o Teste de Aptidão Física (TAF). Ele será composto de três fases:

  • teste de força muscular de membros superiores
  • teste de agilidade neuro-motora
  • teste de resistência cardiorrespiratória

Cada candidato será avaliado em uma escala de 0 a 5. Para ser considerado apto, o candidato deverá somar 11 pontos, em um total de 15 pontos.

A avaliação psicológica

Os candidatos aprovados no TAF realizarão então a avaliação psicológica. Trata-se de uma série de testes para verificar características como nível intelectual, atenção, controle emocional e iniciativa, dentre outros quesitos. Uma comissão técnica então avaliará o desempenho, julgando-os aptos ou não.

Exame de Sanidade Física

Os aprovados no teste psicológico passarão então pelo Exame de Sanidade Física (ESF). Aqui, serão analisados exames clínicos, testes e exames laboratoriais para verificar doenças, sinais ou sintomas que possam inabilitar o candidato para a função.

Cada candidato deverá apresentar exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, raio-x do tórax, hemograma completo, dentre outros. Outros exames estão indicados no edital.

Investigação Social

Os candidatos que chegarem até esta fase terão seus dados de vida pregressa e atual verificados. Entre eles, estão aqueles de natureza social, moral, profissional ou escolar. Assim como antecedentes criminais. 

Trata-se de etapa para verificar se o candidato tem idoneidade e conduta ilibadas para o exercício do cargo de Guarda Municipal.

Os candidatos deverão apresentar documentos como Certidão Negativa da Justiça Estadual, Certidão Negativa da Justiça Federal, Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, Atestado de Antecedentes dos Estados, dentre outros expostos no edital.

Resultado Final

Os candidatos aprovados serão aqueles que obtiverem a pontuação e a classificação mínima para aprovação. Além de estarem aptos em todos os outros exames.

Eventuais recursos deverão ser interpostos no prazo de 03 (três) dias da publicação das decisões passíveis de recorrer.

O resultado final será homologado pelo município de Telêmaco Borba/PR e publicado em Diário Oficial, assim como no site da fundação responsável pelo certame.

Não deixe de conferir outras informações, todas já divulgados no edital.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique no link abaixo:

Concursos Abertos e Previstos

Receba as notícias mais importantes do mundo dos concurso públicos no seu celular gratuitamente!

Clique no link abaixo e faça parte gratuitamente:

Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima