fbpx
Logo-trasnparente-branca-boa-prova

concurso público e processo seletivo qual a diferença?

Compartilhe essa página:

Qual você escolhe concurso público ou processo seletivo ?

 

Antecipadamente antes de você saber qual é a diferença de concurso público e processo seletivo precisamos saber o que é cada um, para assim poder diferenciar cada um. Assim com certeza você vai compreender de maneira melhor e mais rápida.

 

Concurso Público

 

O concurso público é a forma de seleção de servidores para órgãos públicos. Enquanto uma empresa privada pode escolher a forma de seleção que achar mais adequada, como análise de currículos, provas de conhecimento, entrevistas e até indicação, no serviço público, os concursos são o critério padrão.

Entretanto, por que existe concurso público? e ele é obrigatório? Basicamente por causa do que está na constituição federal.

Está na Constituição Federal: para tomar posse em um cargo público, é necessário ser aprovado previamente em concurso público de provas ou de provas e títulos, exceto as nomeações para cargos comissionados. Veja os incisos I e II do artigo 37 da Constituição de 1988:

Artigo 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

I — os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

II — a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas, ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão, declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

III — o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

Nesse sentido essa é uma breve explicação do por que existe concurso público, se quiser ver mais sobre o que é um concurso público e de como funciona veja neste artigo>>> o que é concurso público<<<

 

Processo seletivo

 

O Processo seletivo simplificado é a forma utilizada pelos órgãos do Poder Executivo Municipal para realização de contratação temporária, que visa atender a necessidade provisória de excepcional interesse público, conforme disposto no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal. Saiba mais sobre processo seletivo simplificado.

 

Qual é a diferença de concurso público e processo seletivo?

 

Em outras palavras no concurso público os aprovados possuem vínculo permanente com o Estado e estabilidade após o estágio probatório, que é de três anos.

Já no processo seletivo o vínculo é temporário, pois, o objetivo da seleção é suprir as necessidades de funcionários por um determinado período, geralmente de um ano, que pode ser renovado por mais um ano ou não, pois, não há obrigatoriedade. Logo, ao contrário dos concursos públicos, não há estabilidade para quem for classificado em seletivos.

O concurso público é constituído de prova escrita e didática, ambas com caráter obrigatório e eliminatório, podendo ainda conter prova prática, entrevista e prova de títulos, as quais seriam classificatórias.

Já a contratação por meio de processo seletivo simplificado, como o próprio nome já diz, pode ser mais simples, rápida e objetiva. Em alguns casos, ela é feita a partir de uma análise de currículo, por exemplo.

Em explicação ainda mais simples, as regras do concurso público são as mesmas de um processo seletivo simplificado. O que difere é em relação à ocupação, se será cargo público ou função pública, se a contratação será efetiva ou precária.

Ainda sobre a diferença entre processo seletivo simplificado, chama a atenção o fato da seleção pública ser realizada quando se tem uma situação de urgência, enquanto os concursos públicos são feitos quando o objetivo é criar estabilidade para os funcionários, que passarão a ser considerados servidores.

Essas são as diferenças de concurso público e processo seletivo, bons estudos e uma BOA PROVA.

Veja mais sobre esse assunto no seguinte vídeo abaixo:

 

 

Compartilhe essa página:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não perca! Inscreva-se agora
e fique por dentro dos concursos públicos.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso, em breve você ganhará sua amostra grátis! desde já desejamos bons estudos e boa prova!