fbpx

concurso público ou empresa privada

concurso público ou empresa privada

Qual é melhor concurso público ou empresa privada

Está em dúvida por onde você pode começar a seguir a sua carreira profissional? Se é no setor privado ou no setor público? está em dúvida em fazer concurso publico ou empresa privada ?  Veja nesse artigo as diferenças e vantagens de cada setor e observe se você vai escolher concurso público ou empresa privada para começar a sua vida profissional.

Vantagem de concurso público

Quando você faz um concurso público e é aprovado e começa a trabalhar no serviço público você tem algumas vantagens como:

  • Estabilidade
  • Remuneração e bons benefícios.
  • Melhor qualidade de vida
  • Direito a aposentadoria integral
  • Experiência
  • Benefícios
  • PCD — Vagas para deficientes.
  • Jornada de Trabalho

Estabilidade

A estabilidade do servidor público é um direito que está previsto na nossa Constituição Federal. E o maior objetivo é garantir que o servidor tenha as condições e a tranquilidade para exercer as suas funções.

Apenas o servidor que for admitido por concurso público tem direito a estabilidade na administração pública. Após ser aprovado e tomar posse, o servidor inicia o período de estágio probatório.

Assim, você será avaliado durante 3 anos e, se aprovado, adquire a estabilidade no serviço público.

Remuneração e bons benefícios

A remuneração, a média salarial dos cargos em concursos públicos é bem superior ao funcionalismo privado, principalmente em cargos que não exigem formação superior.

Servidores públicos também tem benefícios exclusivos como:

Licença-prêmio: bônus que pode ser recebido em dinheiro ou em três meses de férias, para aqueles que não faltaram ao trabalho durante cinco anos.

Ausência abonada: em alguns municípios, os servidores têm direito a, seis folgas ao longo do ano. Isso ocorre porque os funcionários públicos recebem remuneração equivalente a 30 dias de trabalho, mas alguns meses possuem 31 dias.

Ajuda de custo: compensa despesas como passagem, bagagem e bens pessoais de servidores que passaram a trabalhar em nova sede e precisaram mudar de casa permanentemente. A indenização feita por até três meses e é proporcional ao salário do servidor.

Diária: é voltada para servidores que se afastam da sede em caráter temporário, com o pagamento de passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas com pousada, alimentação e locomoção urbana.

Indenização de transporte: trata-se de um reembolso para aqueles que utilizam veículo próprio para serviços externos.

Auxílio-moradia: o funcionário recebe um valor correspondente a 25% de seu salário, caso o servidor tenha que se mudar para exercer sua função.

Além dos benefícios citados acima, os servidores também possuem direito a retribuição pelo exercício de chefia, assessoramento e direção; licença remunerada por até 60 dias em casos de doença de alguém da família como cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, e licença para capacitação remunerada.

Melhor qualidade de vida

Outra vantagem explícita de uma carreira no funcionalismo público é a qualidade de vida. Primeiro, que os horários são pré-estabelecidos e em raras exceções existem situações de hora extra.

Em determinados órgãos públicos, por exemplo, além das férias garantidas por lei, ainda existem recessos em datas específicas, como Natal e Ano Novo. Esse tempo fora do trabalho é um indicativo de qualidade de vida e contribui para que o funcionário tenha mais tempo para lazer ou ficar com a família.

Direito a aposentadoria integral

Um dos benefícios mais atrativos para ingressar no setor público é a garantia da aposentadoria integral, ou seja, com base na última remuneração do cargo e sem que haja um teto salarial definido.

Experiência

A maioria dos cargos públicos não cobra experiência profissional para os candidatos. Isto é, a avaliação é baseada apenas no resultado conquistado nas provas.

Independentemente da idade ou de experiência profissional anterior, qualquer pessoa pode se inscrever para concursos públicos. Nos concursos de nível superior, em regra, não exigem formação específica.

PCD — Vagas para deficientes

As vagas para pessoas com deficiência (PcD) em concurso estão previstas no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. De acordo com o texto, “a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão”.

Portanto, todo certame deve ter expressado em seu edital uma porcentagem de vagas reservadas para esses candidatos.

Conheça os segredos dos aprovados em concursos públicos e mude de vida!

O percentual de vagas para pessoas com deficiência em concurso público varia entre 5% e 20%. Isso porque, cada ente federativo pode determinar a oferta dentro desses limites e ainda estabelecer os critérios para investidura.

Jornada de Trabalho

No poder público os horários são estabelecidos previamente e dificilmente existe a necessidade de realizar horas, extras.

Além disso, muitos cargos públicos têm a possibilidade de fazer banco de horas, além de possuírem horários mais flexíveis, sem contar os possíveis abonos.

Quer dicas de como estudar para concursos públicos ? veja nesse artigo que falamos nesse assunto.

Vantagens na empresa privada

Quando você é contratado em uma empresa privada você tem os seguintes benefícios como:

Remuneração

Vagas

Salário

Remuneração

Há possibilidade de ganhos muito maiores do que no serviço público, também há lucro, portanto, quanto mais vender, mais dinheiro entrará;

Vagas

Vagas na carreira privada aparecem constantemente, enquanto que na carreira pública, os profissionais precisam de uma dedicação que pode levar muitos meses ou até mesmo anos para se preparar e adquirir uma vaga.

O emprego em empresa privada se conquista mais rápido do que no serviço público, muitas das vezes no concurso público você tem que se preparar por meses e anos.

Salário

O setor privado conta com uma vantagem de possibilidade de negociação com o patrão, sempre mantendo o valor do profissional no mercado.

O trabalhador do campo privado tem a possibilidade de subir o nível de seu cargo e com isso passar a receber um aumento exagerado de seu salário.

O que já não é possível no setor público. Aqui, os salários vão ser estabelecidos por lei. Seus aumentos serão apenas por progressão prevista na lei de carreira, assim como os reajustes.

Veja alguns exemplos de alguns salários que algumas profissões tem no serviço privado.

Observou as vantagens de concurso publico ou empresa privada, Agora você sabe as vantagens de cada setor, qual você irá escolher? concurso publico ou empresa privada, fica ao seu critério escolher o que é melhor para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Boa Prova Gostaria de receber notificações sobre concursos e aulas gratuitas?
Já sei tudo
SIM, COM CERTEZA