fbpx
Logo-trasnparente-branca-boa-prova

Disciplinas que mais caem em concursos: 6 disciplinas que você não pode deixar de estudar

Compartilhe essa página:

Quais são as disciplinas que mais cai em concurso público: Veja agora!

 

Quando se pensa em estudar para concurso público, a primeira coisa que vem à cabeça é: “Onde devo começar?”. Afinal, há uma enormidade de conteúdos que podem ser estudados. Mas será que todos esses conteúdos são essenciais para passar no concurso?

Para descobrir isso, nós analisamos os últimos editais de concursos públicos e chegamos à conclusão de que os conteúdos que mais caem em concurso público de conhecimento básico são:

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Redação
  • Conhecimentos Gerais
  •  Noções de direito constitucional
  • Noções de direito administrativo

Já para conhecimentos específicos vai depender do cargo que você pretende fazer e dá área também, podemos citar algumas áreas como: área administrativa, fiscal, tribunal, saúde, policial e entre outras!

disciplinas que mais caem em concursos

Vamos detalhar alguns desses conteúdos:

Português

Não é surpresa para ninguém que a língua Portuguesa cai em muitos concursos públicos. Afinal, ela é a língua oficial do Brasil e, por isso, é essencial saber dominá-la.

Para passar em concurso público, é importante conhecer as regras de gramática e de pontuação, saber construir frases corretamente e ter um bom vocabulário. Além disso, é necessário estudar os temas mais frequentes na prova, como: literatura, história, geografia, etc.

Raciocínio Lógico

O Raciocínio Lógico é um dos conteúdos que mais caem em concurso público, pois é essencial para resolver os problemas que podem aparecer na prova.

Para passar no Raciocínio Lógico, é importante estudar as operações lógicas, os conjuntos, as probabilidades, etc. Também é essencial treinar bastante para ficar acostumado a resolver problemas mais complexos.

Redação

A redação é um dos conteúdos que mais caem em concurso público. Afinal, é necessário demonstrar a capacidade de escrever uma boa redação para ser aprovado.

Para passar na redação, é importante conhecer as regras de construção de texto, ter um bom vocabulário e saber expressar as ideias de forma clara e objetiva. Também é importante treinar bastante, para ter certeza de que está escrevendo bem.

Conhecimentos Gerais

Os Conhecimentos Gerais são um dos conteúdos que caem com mais frequência em concursos públicos. Afinal, é importante saber sobre os assuntos que estão sendo cobrados na prova.

Para passar nos Conhecimentos Gerais, é importante estudar os temas mais frequentes na prova, como: economia, política, sociedade, etc. Também é necessário ter uma boa base de educação geral, para saber responder as perguntas sobre os mais variados assuntos.

 

Geralmente essas disciplinas são muito fortes em concursos de nível médio.

 

O que quer dizer nível médio para um concurso?

 

Quando um concurso pede o nível médio de escolaridade, o que ele quer dizer exatamente? Geralmente, o nível médio de escolaridade refere-se ao nível de ensino que a maioria dos brasileiros possui. Ou seja, o nível médio de escolaridade corresponde ao ensino fundamental e médio.

 

No entanto, é importante frisar que cada concurso pode estabelecer um nível diferente de escolaridade exigido. Por isso, é fundamental que o candidato verifique qual é o nível exigido para o concurso no qual ele está interessado.

 

Geralmente, o nível de escolaridade exigido para um concurso público é o ensino fundamental. No entanto, há concursos em que o nível exigido é o ensino médio. Por isso, é importante que o candidato verifique qual é o nível de escolaridade exigido para o concurso no qual ele está interessado.

 

No entanto, é importante lembrar que nem todos os concursos públicos exigem o ensino fundamental ou o ensino médio. Há concursos para cargos específicos, como os concursos para os cargos de policial militar, que podem exigir um nível de escolaridade diferente.

 

Por isso, é importante que o candidato verifique qual é o nível de escolaridade exigido para o cargo no qual ele está interessado. Além disso, é importante que o candidato se atente às exigências da banca organizadora do concurso.

 

A banca organizadora do concurso pode exigir um nível de escolaridade diferente do nível estabelecido pelo edital. Por isso, é importante que o candidato verifique quais são as exigências da banca organizadora do concurso.

 

É importante ressaltar que nem todos os concursos públicos exigem o nível de escolaridade estabelecido pelo edital. Há concursos para cargos específicos, como os concursos para os cargos de policial militar, que podem exigir um nível de escolaridade diferente.

 

Por isso, é importante que o candidato verifique qual é o nível de escolaridade exigido para o cargo no qual ele está interessado. Além disso, é importante que o candidato se atente às exigências da banca organizadora do concurso.

Por que é importante conhecer os conteúdos que mais caem em concurso público?

 

Os concursos públicos são cada vez mais disputados, e muitos candidatos se preparam durante meses para alcançar a aprovação. Mas o que é essencial para conquistar a vaga? Conhecer os conteúdos que caem em concurso!

 

Os editais dos concursos públicos contam com uma lista de disciplinas e assuntos que serão cobrados na prova. Por isso, é essencial estudar esses conteúdos e ter domínio sobre eles.

 

Além disso, os candidatos devem ter conhecimento sobre as estratégias de concurso. Saber quais são as matérias mais cobradas, estudar e resolver questões de concursos anteriores são algumas delas.

 

Por isso, é importante conhecer os conteúdos que mais caem em concurso público. Dessa forma, você estará preparado para enfrentar a prova e conquistar a tão sonhada vaga!

 

Como descobrir os conteúdos que mais caem em concurso público específico?

 

Conhecer os conteúdos que caem em concurso público é essencial para se obter sucesso na conquista da vaga. Neste artigo algumas dicas para que você consiga descobrir quais os assuntos mais recorrentes nos exames.

Como?

Primeiramente, é importante que você saiba que existem várias formas de se estudar para um concurso. O importante é identificar qual é o seu melhor jeito de estudar e segui-lo de forma organizada. Você pode, por exemplo, estudar por matérias, por assuntos ou por temas.

Também é essencial que você saiba qual é a sua rotina de estudos. Se você estiver estudando em um cursinho presencial, por exemplo, é importante que você identifique o horário em que os assuntos mais cobrados nos concursos caem e arrume sua rotina para que os estudos coincidam com esses horários.

Já se você estiver estudando por conta própria, é importante que você identifique os assuntos que mais caem nos concursos e crie um plano de estudos organizado.

Dicas para descobrir os conteúdos que caem em concurso público

Pelo edital

 

 

Muitos editais de seleção pública informam o quantitativo de questões para cada matéria, fornecendo aos candidatos uma ajuda a mais na hora de estruturar os seus estudos. Contudo, isso não é regra: nos editais formulados pela banca CESPE/Cebraspe, por exemplo, o indicativo de questões é apenas por área de conhecimento, não especificando matéria. Mas não se preocupe! Caso o edital não seja capaz de te ajudar, temos outros recursos.

Por provas passadas

 

A resolução de questões com gabarito comentado não auxilia apenas na fixação e revisão de conteúdos. Essa técnica também possibilita um profundo conhecimento da banca examinadora e seus padrões de cobrança. Ao resolver questões de provas passadas, você com certeza será capaz de identificar assuntos mais comuns e até mesmo questões similares ou muito parecidas.

Basta pensar que a maioria das bancas busca seus itens em um banco de questões e existem maneiras limitadas de se fazer uma mesma pergunta! Por isso, se você não tem o costume de resolver provas passadas ou simulados, a hora de começar é agora!

Além de seguir os conselhos acima, existem outras formas de descobrir quais os assuntos que mais aparecem nos concursos. Confira algumas dicas:

Pesquise na internet

 

A internet é uma grande aliada na hora de estudar para um concurso. Além de você encontrar diversos materiais gratuitos sobre os assuntos mais recorrentes, é possível também identificar qual é o tema da questão que caiu em concurso mais recentemente.

Acompanhe os resultados de concursos

 

Os resultados de concursos são outra boa forma de identificar quais os assuntos que mais caem nos exames. Além de saber quais foram os temas abordados, você também pode analisar as notas obtidas por candidatos e identificar qual é o assunto que deu mais dificuldades.

Faça simulados

 

Os simulados são uma boa forma de conhecer o estilo de cobrança de um concurso. Além disso, eles também ajudam a identificar qual é o seu nível de conhecimento sobre os assuntos.

Leia livros de apostilas

 

As apostilas são um material que costuma ser bem completo sobre os assuntos abordados nos concursos. Por isso, é importante que você leia esse tipo de material para se preparar para os exames.

 

Como estudar para concurso público nível médio?

 

Muitos brasileiros sonham em ser servidor público, mas poucos se preparam adequadamente, e acabam fracassando nos concursos. Segundo especialistas, a maioria das pessoas fracassa nos concursos públicos porque não estudam de forma adequada.

 

Para estudar para concurso público nível médio, é importante ter um plano de estudos. Lembre-se de que o objetivo é se preparar o melhor possível para o concurso, não passar o tempo todo estudando. Reserve um tempo para descansar e se divertir, para que você não fique estressado.

 

O primeiro passo é decidir qual é o seu objetivo. Quais matérias você quer estudar? Quais são as matérias que caem na prova? Pesquise sobre o concurso que você pretende fazer, para saber quais matérias são cobradas.

 

Depois, monte um cronograma de estudos, com datas e horários específicos. Anote tudo o que você pretende estudar nesse período, e cumpra o cronograma à risca.

 

Aprender por meio de videoaulas é uma boa estratégia. Existem inúmeros sites especializados em videoaulas para concursos. Além disso, é importante participar de cursos preparatórios, pois eles oferecem um foco maior nas matérias cobradas nos concursos.

 

Ler é outra boa estratégia para estudar. Leia livros de literatura, de história e de outras matérias. Também é importante ler editoriais de jornais e revistas, para se manter atualizado sobre os assuntos em discussão.

 

Pratique exercícios. Existem inúmeros sites na internet que oferecem exercícios de diversas matérias. Pratique os exercícios regularmente e revise as respostas erradas.

 

Frequentar a biblioteca é outra boa estratégia. Lá, você poderá encontrar livros de todas as matérias. Além disso, a biblioteca é um bom lugar para estudar em silêncio, sem ser interrompido.

 

Tente estudar em grupo. Os alunos podem se auxiliar mutuamente, trocando dicas e estratégias. Além disso, estudar em grupo é uma forma de se manter motivado.

 

Tenha paciência e dedique-se. Os resultados não vão aparecer da noite para o dia. Seja persistente e dedique-se às matérias.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique no link abaixo:

Concursos Abertos e Previstos

 

Receba as notícias mais importantes do mundo dos concurso públicos no seu celular gratuitamente!

Clique no link abaixo e faça parte gratuitamente:

Telegram

 

Compartilhe essa página:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca! Inscreva-se agora
e fique por dentro dos concursos públicos.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso, em breve você ganhará sua amostra grátis! desde já desejamos bons estudos e boa prova!