fbpx
Logo-trasnparente-branca-boa-prova

Concurso público como funciona de maneira prática e direta!

Compartilhe essa página:

Concurso público como funciona Descubra de uma vez por todas : Saiba Agora!

 

O concurso público como funciona ? é um processo seletivo que objetiva selecionar servidores para desempenhar funções em cargos nos diferentes setores públicos, nos níveis municipal, estadual e federal. Enquanto uma empresa privada escolhe a forma de seleção de seus empregados, como análise de currículo, provas de conhecimento e entrevistas, no serviço público os concursos são o critério padrão.

Consta na Constituição Federal que, para tomar posse em um cargo público, é necessário ser previamente aprovado em um concurso público de provas ou de provas e títulos, exceto as nomeações para cargos comissionados.

Diferentemente da iniciativa privada, onde o candidato pode perder a vaga para o concorrente caso o empregador o considere o melhor preparado, na administração pública a garantia da vaga só depende do candidato. Aquele que estiver melhor preparado e ser aprovado no número de vagas ofertadas pelo certame vai conquistar o emprego público.

Na esfera federal, os poderes executivo, legislativo e judiciário são obrigados a realizar concurso público, além dos órgãos da administração pública direta, tais como as fundações públicas, as agências reguladoras, os ministérios públicos, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

Os estados, assim como a esfera federal, também devem selecionar os servidores por meio de concursos públicos. No caso dos distritos e municípios, que não possuem órgãos do poder judiciário, os certames são aplicados para os poderes legislativo e executivo.

 

Como funciona um concurso público

 

Um concurso público tem início por meio do lançamento do edital, um documento que estabelece todas as regras e prazos do processo seletivo, desde as inscrições até a ocupação do cargo em si.

O edital também traz informações relativas ao processo de seleção e detalhes de todas as etapas do concurso público, tal como realização da prova, estrutura da avaliação e entrevistas presenciais, caso houver.

Um mesmo concurso público pode ser aplicado para a ocupação de vagas em diversas áreas. As principais são a administrativa, educacional, fiscal, gestão, jurídica, saúde e militar. Sempre que um novo edital é lançado, ele é divulgado pela imprensa e no Diário Oficial do município ou da União.

Não existe uma periodicidade para a publicação de um edital de abertura para cargos públicos. As publicações ocorrem quando há demanda de funcionários para um setor. A melhor forma de saber sobre o lançamento de novos editais é acompanhar os sites oficiais.

 

 

Como são realizados os concursos públicos?

 

Geralmente os concursos públicos são elaborados por uma empresa especializada que elabora as avaliações, contrata o júri, organiza as provas, publica os resultados, etc. Por meio desses processos seletivos, os conhecimentos dos candidatos são testados de acordo com as vagas para as quais estão se candidatando.

E você sabe qual é a parte mais interessante? Qualquer cidadão brasileiro que preencha os requisitos legais básicos pode se candidatar a um concurso público! E primeiro, esses requisitos são:

Ter nacionalidade brasileira;
Ter o direito de se alistar;
Ter o Certificado de Alistamento Militar –​​​CAM;
Ter o nível exigido de escolaridade para o exercício do cargo;
Ser maior de 18 anos;
Participar física e mentalmente de todas as atividades em que pretende atuar;
Existem outros requisitos que podem estar contidos no respectivo edital do sorteios desejados e isso deve ser verificado na publicação.

E quem decide se há ou não concurso público? Em primeiro lugar, o primeiro passo para a realização de um concurso público é identificar a carência de servidores públicos em uma corporação. E a partir daí verificar se é necessário abrir um novo processo seletivo.

Em retrospectiva, surgem questões de natureza burocrática que dizem respeito à aprovação de uma licitação, como o envio de uma solicitação ao Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento.

Uma vez aprovado, uma Banca Examinadora é selecionada para aplicar as provas e o Diário Oficial publica o Edital, documento que resume todas as regras de um determinado concurso.

O edital é algo muito importante, pois é um dos momentos mais esperados, pois é ele que direciona os estudos dos concurseiros. No entanto, engana-se quem pensa que é preciso esperar sua publicação para poder começar a estudar. Se você quer ser admitido em um concurso público, tem que se preparar bem!

Estabilidade

 

Sim, a estabilidade é um fator importante para uma pessoa que está estudando e concorrendo ao concurso público para se tornar um servidor federal, pois é um direito garantido na Constituição de 1988.

Mas para alcançar essa estabilidade, você deve primeiro se envolver e ser admitido em um concurso público. Após a nomeação e a passagem pelo período de estágio, deve exercer a profissão durante, pelo menos, 3 anos após a admissão. Quer saber mais sobre como obter o consentimento que você sonha? Leia o guia de 6 passos para passar em competições legais!

Vale a pena notar que este nível de estabilidade não garante que o servidor não será (injustamente) demitido. Em caso de evasão ou desonestidade, ele pode ser destituído de seu cargo, por exemplo.

Provas

 

Os procedimentos de seleção avaliam os candidatos por meio de provas ou provas e títulos e podem incluir também o TAF (Teste de Aptidão Física) que é obrigatório nos procedimentos de seleção policial. Esse seria o cenário de como funcionam os concursos públicos, mais precisamente as provas.

Geralmente os concursos são divididos desta forma ou podem conter as seguintes provas: Provas objetivas (caráter eliminatório), Prova discursiva (caráter eliminatório), Exame oral (com caráter de eliminação) e avaliação do título (apenas caráter qualificativo, ou seja, os candidatos aprovados nos exames anteriores são avaliados em exame escolar complementar e em caso de empate o exame é realizado com mais títulos).

 

concurso público como funciona

 

Vantagens de quem é concursado 

 

Um dos fatores que mais atrai os candidatos aos concursos públicos é a estabilidade da carreira, o que significa que os funcionários não podem ser demitidos, a menos em situações em que ocorra sentença judicial ou processo disciplinar.

Conheça outros benefícios da carreira pública:

  • Jornada de trabalho de até 40 horas semanais;
  • Remuneração igual ou superior ao salário mínimo;
  • Pagamento de gratificações (13º salário) e adicionais (insalubridade, noturno);
  • Ajuda de custo;
  • Indenizações de diárias, transporte e auxílio-moradia.

Agora que você foi apresentado ao mundo dos concursos, concurso público como funciona? você já sabe responder, basta conhecer mais sobre as suas áreas de interesse e montar seu plano de estudos.

 

Conheça também quais são os tipos de concursos públicos no Brasil 

 

Compartilhe essa página:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não perca! Inscreva-se agora
e fique por dentro dos concursos públicos.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso, em breve você ganhará sua amostra grátis! desde já desejamos bons estudos e boa prova!