17 Concursos mais difíceis do Brasil

É muito difícil medir a dificuldade de uma concurso público no Brasil, por isso usamos como base o índice entre o número de candidatos inscritos e o número de aprovados, além de observar a regularidade do certamente, os salários e a carreira, confira os 15 concursos mais difíceis do brasil.

Confira também quais são os Concursos Públicos menos Concorridos no Brasil!  e veja outras oportunidades.

Magistratura Federal

Esse concurso é conhecido pela sobra de vagas, consequência da dificuldade das provas, além das várias etapas do certamente.

Para ser um Juiz Federal, o candidato tem que passar por testes objetivos, prova de sentença, prova oral e prova de títulos. Na área federal, esse concurso é o mais difícil.

Porém, os interessados também são muitos, a começar pelo salário inicial, sendo de mais de 30 mil reais.

Procurador da República

O salário inicial é o mesmo do Juiz Federal e também por isso é considerado um dos cargos mais atraídos pelos candidatos com graduação em direito. O nível da prova é alto e possui as mesmas fases da prova para Juiz Federal.

A diferença é o reconhecimento ser um pouco mais plausível do que o de Juiz, no entanto, também sobram vagas como na Magistratura. Existem candidatos que miram o Concurso de Juiz e acabam por ser aprovados para o cargo de Procurador.

Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

A dificuldade da prova e o número de testes é o que torna esse concursos públicos mais difíceis no Brasil. A concorrência dos candidatos é muito grande porque a maioria deles são altamente qualificados, além disso, as vagas ofertadas costumam ser poucas, além de ter uma pequena falta de regularidade em certos certames. O salário atrai os candidatos: 28 mil reais.

 

Prático de Navios

É um concurso pouco conhecido no Brasil, porém os salários são muito altos. As provas têm um nível de dificuldade bastante alto, envolvendo provas orais e práticas, inclusive em língua estrangeira. 

Por ser um concurso público não tão constante, a dificuldade é ainda mais aumentada.

Normalmente, os candidatos que miram esse cargo já estão empregados em outros de nível alto, mesmo porque ele exige uma especificidade grande com matérias e pré-requisitos de cursos voltados à área naval.

O trabalho é dividido em plantão e cada um desses plantões rendem até 10 mil reais, já o salário inicial é de cerca de 100 mil reais, com certeza faz parte dos concursos mais difíceis do brasil.

Cartórios

É um concurso exclusivo para os formados em direito, com matérias bastante específicas. Quem estuda para essa categoria de concurso acaba por não aproveitar as demais matérias, o que faz com que os candidatos sejam altamente qualificados, inclusive, com já atuações como juízes, procuradores ou consultores legislativos.

O salário inicial é muito variável, conforme a função, mas alguns podem chegar a 200 mil reais, devido ao alto salário não tem como ficar de fora dos concursos mais difíceis do brasil.

Diplomata

No Poder Executivo Federal, o Diplomata é o cargo mais difícil de alcançar. O número de vagas é muito limitado com uma grande cobrança de conteúdos, com diversas fases, exigindo muita preparação dos candidatos.

Com as matérias restritas, os candidatos costumam focar muito nesse cargo, dificultando outras aprovações. Mas, para quem conseguir êxito, o salário é de 16 mil reais.

Analista de Processo Legislativo da Câmara e do Senado

O número de candidatos que disputam o concurso ser um dos mais altos e, como consequência, as notas também costumam ser altíssimas.

A maior dificuldade não é o conteúdo, mas sim na quantidade de matérias que precisam ser estudadas. Se pensarmos nas fases, também veremos que não é tão fácil assim. Existem candidatos que estudam por 5 anos apenas para esse cargo. Afinal, o salário de 22 mil reais é bastante atrativo, por isso está dentro dos concursos mais difíceis do brasil.

Auditor Federal de Controle Externo do TCU

O concurso é um dos mais disputados da área de controle e fiscalização. Tem muitos candidatos e a maioria de alto nível, já que ocupam cargos como CGU, Tesouro, MPOG, Bacen e outros.

O número de matérias também é alto, assim como o status do órgão, eleito como a Melhor Administração Pública para se trabalhar, em 2014, conforme a Revista Exame. O salário inicial é de 18 mil reais.



Delegado e Perito de Polícia Federal

Esse concurso é restrito a bacharéis em direito ou em formações especificas. Porém, o que o torna difícil é a restrição em encontrar o perfil do candidato, já que a maioria sonha em ser policial e, com isso, fazem de tudo, por conhecimento e preparo, para conseguir a vaga, o que eleva bastante o nível.

Além disso, exigem-se provas físicas e o número de vagas não é tão abundante, o que dificulta ainda mais. O salário inicial é de 18 mil reais.

Carreiras da Advocacia-Geral da União e Defensor Público Federal

Apesar de não ter um salário tão alto, a dificuldade está na alta rotatividade desses concursos, que faz com que o número de vagas e concursos seja mais constante.

Assim, eles são específicos para os formados em direito e, normalmente, os candidatos também estão se preparando para outros cargos, como o da Magistratura ou Ministério Público Federal, que estão em níveis mais altos. O salário chega a 18 mil reais.

 Analista do Banco Central do Brasil

Normalmente, os candidatos para esse cargo possuem mestrado ou doutorado, o que já eleva o nível de dificuldade. A área em foco é a econômica, conhecida por ter um corpo técnico altamente qualificado.

As provas são consideradas difíceis e com matérias especificas, o que acaba por gerar um alto índice de eliminação dos candidatos, mesmo os bem preparados. O concurso é constante e tem vagas razoáveis. O salário inicial é de 16 mil reais.

 Auditor-Fiscal do Trabalho

Com salário de 17 mil reais, o cargo tem candidatos de alto nível, dos quais a maioria também estuda para a Receita Federal. As matérias são mais específicas e pequeno número de vaga eleva a dificuldade do certame.

 Carreiras do Ciclo de Gestão de Federal

Normalmente, tem salários de 16 mil reais e são carreiras de corpo técnico de alto nível, com candidatos com ótimos currículos pessoais e cursos de mestrado e doutorado em várias áreas. As matérias são complexas, porém o número de vagas e de concursos são razoáveis.

 Oficial e Abin

São para candidatos bem formados e com vocação para a área. As matérias cobradas são poucas e o número de vaga é razoável, porém, o nível dos candidatos é alto e a concorrência também. O salário é de 16 mil reais.

Auditor-Fiscal da Receita Federal

É a menina dos olhos dos concurseiros, ou seja, com muitos candidatos, é muito concorrido e fica entre os mais difíceis do país. As matérias são bem especificas na área de exatas e, por isso, atrai muitos engenheiros, contadores, administradores e economistas.

O nível dos candidatos é alto, assim como a concorrência e o salário inicial também aumenta o interesse, sendo de 17 mil reais.

Para obter a aprovação nos concursos públicos mais difíceis do Brasil, é necessário muito foco e dedicação. Confira sempre nossas dicas de estudo e materiais!

ITA ( Instituto Tecnológico de Aeronáutica )

O ITA, também conhecido como Instituto Tecnológico de Aeronáutica, é um concurso que desafia até os mais habilidosos e competentes candidatos do país. E não é para menos!

A instituição de ensino é referência em cursos de engenharia e tecnologia, o que exige um alto nível de conhecimento técnico e científico de seus alunos.

E para conseguir ingressar nessa instituição de excelência, o processo seletivo do ITA é conhecido por ser um dos mais exigentes e difíceis do país. As provas costumam ser complexas e requerem muita habilidade e conhecimento dos candidatos.

Além disso, a grande quantidade de concorrentes que se preparam intensamente para as provas aumenta ainda mais a dificuldade do processo seletivo, o que torna a conquista de uma vaga no ITA um verdadeiro desafio.

Resumindo, o concurso do ITA é um desafio e tanto para quem busca uma formação de excelência em engenharia e tecnologia. É preciso muita dedicação, estudo e preparação para ter sucesso nesse processo seletivo tão exigente e concorrido.

IME ( Instituto Militar de Engenharia )

O IME, ou Instituto Militar de Engenharia, é outra instituição de ensino renomada no Brasil, conhecida por oferecer cursos de engenharia de alto nível.

Assim como o ITA, o processo seletivo do IME é considerado um dos mais difíceis do país, exigindo muito dos candidatos que desejam conquistar uma vaga na instituição.

As provas aplicadas pelo IME são desafiadoras e requerem conhecimentos avançados em matemática e ciências. Além disso, a grande concorrência pelas vagas aumenta ainda mais a dificuldade do processo seletivo.

Para ter sucesso no concurso do IME, é preciso muita dedicação e preparação. Os candidatos que se destacam são aqueles que se dedicam intensamente aos estudos, buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos nas áreas exigidas pelo processo seletivo.

O concurso do IME é um verdadeiro desafio para quem busca uma formação de excelência em engenharia. É preciso muita disciplina, estudo e preparação para enfrentar as provas desafiadoras e conquistar uma vaga nessa instituição de renome.

Livros e manuais que é bom para se preparar para concursos públicos

Veja também quais são os Concursos Públicos menos Concorridos no Brasil  para conhecer novas oportunidades! 

Compartilhe esse conteúdo com um amigo? Fique aqui e veja mais conteúdos como este de hoje, certinho?

Concursos Abertos e Previstos

Receba as notícias mais importantes do mundo dos concurso públicos no seu celular gratuitamente! Clique no link abaixo e faça parte gratuitamente:

Telegram

7 comentários em “17 Concursos mais difíceis do Brasil”

    1. Uma dúvida, a colocação de cada um deles está na ordem de dificuldade ou foi colocado de forma aleatória?

  1. Lucas Araújo Ferreira

    Concursos como o ITA e o IME não entraram porque ? Ja que todos esses concursos tem o prazo de limite de idade bastante considerável logo mais tempo para estudar e se aprimorar ,porém o ITA e o IME, são apenas ate 18 anos ou seja, se desde criança o aluno não é aplicado, ele não terá tempo para aprimorar-se para passar nesses 2 concursos, já a maioria que está aqui mesmo alguém que não fez um bom fundamental ou média consegue passar por matérias da faculdade e de direito. Da maioria dai prático eu realmente acho o mais difícil porque alem de necessitar de curso superior existe diversas matérias específicas e também qualificações na área marítima como pelo menos um Mestre Amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile